quarta-feira, janeiro 31, 2007
Plataforma3_Braga 2007
(...) é natural que os rurais se afeiçoem à paisagem que lhes moldou o ser e o carácter, à paisagem que por experiência directa sabem que dela dependem e que dela são um fruto; (...) Os que nunca sentiram laços de tal estreiteza e dependência com uma terra que lhes merecesse a qualificação de sua terra - madre ou sua mátria terão certamente dificuldade em compreender o apego ou o amor que os naturais de qualquer terra a ela dedicam, e quanto lhes custa vê-la banalizada pelas acções dos que lhe infligem verdadeiras agressões julgando estar a acarinhá-las. (...) Só ao fim de alguns anos o jovem urbano se apercebe que há uma dependência da despensa materna em relação à diligência do merceeiro da esquina, ou do gestor do super-mercado do bairro. O que se passa daí para trás é questão com que não tem de se preocupar.
Ilídio de Araújo_Arquitectura e Vida N78
segunda-feira, janeiro 29, 2007
sábado, janeiro 27, 2007
quinta-feira, janeiro 25, 2007
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Geminae_Braga 2007
As nossas medíocres «caixas de aluguer» mal insonorizadas caracterizam-se pelo seu ar de caserna e pela desumanidade; a rua que lhes fica aos pés, pela sua barulheira e pelo seu terror mecânico, mortal inimigo das crianças. Muitas pessoas pensam compensar o desgaste nervoso e os mil aborrecimentos da cidade habitando pequenas moradias na periferia. Esta necessidade de evasão é legítima (...). Mas como é que esta evasão se traduz em factos? Pela proliferação (pseudo-evasão!) anárquica das pequenas cidades, carcomeando a natureza e degradando as belas comunas rurais, pelos gastos vertiginosos (transportes públicos, complicando sistema viário, canalizações, correios, etc.) que ao Estado provoca ingurgitamento doentio das nossas cidades. Este desperdício gigantesco - a desorganização do fenómeno urbano - constitui um dos mais pesados encargos da sociedade moderna. 50% do produto do trabalho geral é gasto pelo Estado no pagamento deste desperdício. Uma ocupação racional dum território permitiria à sua população trabalhar duas vezes menos.
Maneira de Pensar o Urbanismo_Le Corbusier [1946]
Maneira de Pensar o Urbanismo_Le Corbusier [1946]
terça-feira, janeiro 23, 2007
domingo, janeiro 21, 2007
quinta-feira, janeiro 18, 2007
terça-feira, janeiro 16, 2007
domingo, janeiro 14, 2007
sábado, janeiro 13, 2007
Torneira_Braga 2007
_
_
segunda-feira, janeiro 08, 2007
domingo, janeiro 07, 2007
sexta-feira, janeiro 05, 2007
quinta-feira, janeiro 04, 2007
Aliados_Avenida dos Aliados, Porto 2006
Nas estátuas com pessoas a cavalo:
_se o animal tem duas patas levantadas, a pessoa morreu em combate;
_se tiver uma das patas dianteiras levantadas, a pessoa morreu de feridas causadas pelo combate;
_se o cavalo tem as quatro patas no chão, a pessoa morreu de causas naturais.
_se o animal tem duas patas levantadas, a pessoa morreu em combate;
_se tiver uma das patas dianteiras levantadas, a pessoa morreu de feridas causadas pelo combate;
_se o cavalo tem as quatro patas no chão, a pessoa morreu de causas naturais.
quarta-feira, janeiro 03, 2007
Observador_Praça do Município, Braga 2007
Neste vídeo gravado por soldados norte-americanos no Iraque, vemos os autores a divertirem-se com a miséria de um grupo de crianças, que correm atrás do veículo militar na esperança que um soldado lhes atire uma garrafa de água. Este filme, junto com outro divulgado na net em que um soldado se queixa de não poder disparar sobre as crianças que atiram pedras aos blindados, já está sob investigação do Pentágono, preocupado com a atitude dos soldados - já revelada nas torturas e humilhações dos presos em Abu Grahib - de guardarem estes momentos para mais tarde recordar com orgulho.
blocomotiva.net
blocomotiva.net