terça-feira, julho 25, 2006


#71_Costa Galiza, 2005

"Seiscentos mil euros para sistema de som do Teatro Circo de Braga


Braga, 24 Jul (Lusa) - O novo sistema de som do Teatro Circo de Braga, cuja instalação foi hoje adjudicada por 600 mil euros, "vai ser uma referência entre os sistemas de som no panorama nacional e europeu", anunciou hoje fonte da autarquia local.

Segundo o Gabinete Municipal de Imprensa (GMI), a concretização do projecto de sonorização deste espaço cultural vai possibilitar a sua abertura "em finais de Setembro ou em Outubro".

A empreitada foi entregue pela empresa "Teatro Circo, SA" - com capital maioritariamente camarário - à "Biosom - Electro-Acústica Aplicada, L.da".

Segundo os responsáveis da firma, "o Teatro Circo, um teatro de tipo italiano, possui condições para ser dotado de uma infra- estrutura de sonorização que possa satisfazer os artistas convidados, a equipa residente e o público".

"Procurámos prever as possíveis situações de utilização, do teatro à música do mundo, do "rock" às conferências, dos congressos ao "broadcast" ou à dança", explicou o projectista responsável, Fernando Marrucho, citado pelo GMI.

O especialista considera que "não arrisca nada" ao afirmar que o novo sistema de som será o melhor da Península Ibérica e um dos melhores do mundo.

"Dizemo-lo com a experiência de 12 anos em excelentes teatros e auditórios do mundo", frisa.

A instalação, segundo o técnico, vai ser efectuada com recurso à marca "D&B Audiotechnik", para o sistema de som de sala e de som de palco, ou de retorno.

O sistema de sala é composto por dois "clusters", esquerdo e direito, mais seis linhas laterais, para camarotes, nos seus três níveis, e um "infill" frontal, para as primeiras filas de cadeiras.

Terá acoplado um bloco de subgraves e um reforço de infragraves em cada um dos lados, para situações de necessidade de maior energia, até aos 100 Hz, como nos casos de concertos "rock".

O sistema de som de palco, ou retorno, é constituído por 16 monitores e dois "side-fills", sendo as suas características adequadas a todas as utilizações."


in, Lusa
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.