sábado, outubro 07, 2006

#41_Esposende 2005


Jornalista britânico Terry Lloyd foi abatido por tropas americanas no Iraque
06.10.2006 - 19h21 AFP, PUBLICO.PT

O correspondente da estação de televisão britânica ITN, Terry Lloyd, foi abatido mortalmente na cabeça por tropas norte-americanas quando procurava abrigo durante um tiroteio em Março de 2003, no Iraque, segundo a conclusão de um inquérito.

As investigações foram realizadas por Nicholas Walshe, um jornalista da mesma estação de televisão, a quem lhe foi pedido para esclarecer o que aconteceu nos dias seguintes à morte de Lloyd, de 50 anos, perto de Bassorá, a 22 de Março.

Hoje em Oxford, Nicholas Walshe disse à equipa de polícia encarregada da morte de Lloyd, que falou com várias testemunhas presentes no local da tragédia. Uma delas contou que o jornalista foi mandado parar para transportar no seu veículo as vítimas de um tiroteio entre forças iraquianas e norte-americanas. Segundo uma das testemunhas, o jornalista acabou por ser atingido, mesmo tendo uma acreditação para a imprensa, de cor branca.

Lloyd foi abatido quando cobria o avanço das tropas da coligação perto de Bassorá. Com ele estava o tradutor libanês Hussein Othman, que foi assassinado, o repórter de imagem belga Daniel Demoustier, que ficou ferido, e o repórter de imagem francês Fred Nérac, dado como desaparecido.

publico.pt

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.