sábado, março 24, 2007

Mariana_Braga 2007


O negócio entre a Câmara e a Bragaparques - pertença do grupo Rodrigues & Névoa - passou pela adjudicação à empresa, em 1994, da construção de três parques de estacionamento, nas praças da República (Arcada), Conde de Agrolongo (Campo da Vinha) e Justiça, mas com concessão vitalícia já que o Município vendeu as praças ao construtor, ficando apenas com o direito de superfície.

O contrato envolveu a doação pela Bragaparques à Câmara de 221 lugares, uma contrapartida avaliada, na altura, em cinco milhões de euros, mas que foi cedida ao Sporting Clube de Braga e ao ABC - Académico Basket Club.

No caso do parque do Campo da Vinha, a construtora pôde construir, à superfície, 26 lojas comerciais, as quais - afirmou - terão dado proveitos superiores aos do próprio valor do terreno.


Sobre a construção dos parques de estacionamento, o adjunto de Mesquita Machado diz que o caso foi, então, arquivado quer pelo Ministério Púbico quer pelo Tribunal Administrativo que nada de irregular encontraram na concessão.

Já quanto ao inquérito do Ministério Público, Mesquita Machado não se pronuncia, embora tenha vindo a afirmar-se "tranquilo e desejoso de que toda a verdade seja esclarecida, já que está em causa a sua honra e a de várias outras pessoas".

Domingos Névoa e Manuel Rodrigues estabeleceram laços de amizade fortes quando ainda eram jovens, em Rio Caldo, Gerês. Em França amealharam os primeiros dinheiros que sustentaram o império que hoje detêm. De regresso a Portugal começaram por pequenas obras de construção civil, mas esse era o filão que em Braga havia de encontrar campo pródigo para fazer fortuna, à semelhança de outros grandes empreiteiros. Manuel Rodrigues é um dos quatro membros do conselho de administração da SAD do Sporting de Braga, que é presidido por António Salvador (da Britalar) e integra também Gaspar Barbosa Borges (da construtora ABB).

A Bragaparques integra o grupo Rodrigues & Névoa (construção civil) detém capital da empresa de água e saneamento Agere.

Nesta empresa, cuja entrada ficou formalizada a 25 de Abril de 2005, com o investimento de 26 milhões de euros por parte dos empresários José Teixeira, Gaspar Borges, Manuel Rodrigues e Domingos Névoa que representam o consórcio constituído pelas empresas Domingos da Silva Teixeira, SA, Bragaparques e ABB.


Exploram os quatro grandes parques subterrâneos de estacionamento automóvel da cidade de Braga, mas a sua acção já chegou a muitas cidades do país. A Bragaparques detém o Hotel Ibis e parte do Shopping BragaParque. É ainda detentora da Carclasse (concessionária da Mercedes com pontos de venda em Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Viana do Castelo).


lusa.pt
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.